by Abruk
![d10-1](http://geekdo-images.com/images/d10-1.gif)
King of Tokyo convida-nos a encarnar o papel de um monstro que, com a ajuda do lançamento de dados personalizados, irá obtendo pontos de vitória e evitando os pontos de dado dos adversários. O primeiro a conseguir alcançar os 20 Pontos de Vitória sem chegar ao nível zero de vida, ganhará este desafio.
![d10-2](http://geekdo-images.com/images/d10-2.gif)
No início do jogo preparam-se os cartões dos monstros para que cada jogador possa escolher com quem quer jogar. No centro da mesa coloca-se o tabuleiro que representa a cidade de Tóquio e ao lado colocam-se os cubos verdes de energia. Baralham-se as cartas de bónus e revelam-se 3.
Os dados são colocados ao lado do tabuleiro definindo-se quem é o jogador inicial. Todos os jogadores usam o seu cartão pessoal de monstro e colocam no zero a sua escala de pontos de vitória e no dez a sua escala de vida.
Na sua vez de jogar o jogador lança todos os dados pretos (5) e em seguida reserva para si, se assim o entender, os que quiser. O lançamento dos dados pode ser feito até três vezes no mesmo turno e os dados previamente reservados poderão ser sempre relançados.
Depois dos três lançamentos esgotados, o jogador procede em função dos símbolos que que tenha obtido no conjunto de todos os dados pretos:
Coração – Dependendo do local onde o jogador se encontra (dentro ou fora de Tóquio), irá aumentar os seus pontos de vida até ao máximo de 10.
Pata – Símbolo de ataque, se o jogador estiver fora de Tóquio, o ataque dirige-se para o jogador que estiver em Tóquio, se for ao contrário o ataque dirige-se a todos os jogadores que estiverem fora de Tóquio. Na eventualidade se se tratar da primeira hipótese, e se o jogador que está em Tóquio decidir abandonar a cidade, o jogador terá de entrar para a cidade.
Raio – Por cada dado de raio o jogador conquista um cubo verde de energia.
1, 2 ou 3 – Os dados com os números 1, 2 ou 3 dão pontos da seguinte forma: três dados com o mesmo número dão esse valor em pontos de vitória e +1 ponto por cada dado extra com esse valor. Por exemplo: um grupo de 5 dados com o valor 3 dão 5 pontos de vitória (3+1+1), 4 dados com valor 2 dão 3 pontos de vitória (2+1) enquanto 3 dados de valor 1 dão 1 ponto de vitória ao jogador.
Antes de passar a sua vez, o jogador tem a opção de comprar uma carta de monstro (das 3 visíveis) usando para isso os seus cubos de energia.
Um jogador ganha 2 pontos de vitória se conseguir estar um turno inteiro na cidade de Tóquio sem sair, desta forma é reconhecida a sua tenacidade destruidora, no entanto, estar na cidade comporta riscos, para além dos ataques a que está sujeito por parte de todos os adversários fora da cidade, o jogador também não pode colecionar símbolos de coração, pois não lhe é permitido curar-se enquanto destrói a cidade!
O vencedor será o jogador que conseguir alcançar os 20 pontos de vitória sem perder todos os seus pontos de vida, isso poderá acontecer no seu turno ou não.
![d10-3](http://geekdo-images.com/images/d10-3.gif)
King of Tokyo é um sucesso garantido, trata-se de um jogo que une jogadores casuais e jogadores mais regulares e até aqueles que só sabem dizer “eu não gosto de jogos”. Realmente esta é uma formúla de sucesso onde monstros, superpoderes e muita sorte aos dados consegue criar um concentrado de diversão sem nenhuma pretensão estratégica (embora lhe possamos reservar sempre uma pequena fatia).
O jogo não é muito caro e a sua produção é muito boa, dados grandes e bem legíveis, tabuleiro e cartões individuais grossos e de elevada qualidade, cartas muito coloridas e com boa apresentação e uns monstros bem extravagantes!
Um daqueles jogos que recomendamos vivamente a ter na sua ludoteca pessoal!
Originally posted @ JOGOEU